top of page

É possível tratar um trauma psicológico?

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • 16 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de fev.


No cuidado com a saúde mental temos um olhar especial para o trauma. Entende-se trauma como um evento externo que gera sofrimento extremo, seja um acidente, violência sexual, tapa, agressão psicológica ou física, uma humilhação, constantes desvalorização ou reprovação da criança...


O psicólogo e analista junguiano Donaldo Kalsched, referência em tratamento de trauma por seu trabalho e pesquisa sobre trauma infantil. Entre seus apontamentos está que os traumas consecutivos se aglomeram, tornando-se ainda mais potentes atrapalhando o desenvolvimento da criança e refletindo na vida adulta. 


Sabe-se que todos temos pequenos traumas, faz parte da vida, mas que produzem digamos menos repercussão quando comparado aos grandes traumas, que podem realmente prejudicar a vida criativa, relacional, laboral, estudantil...


Kalsched observou em suas pesquisas que a vivência do trauma real no mundo externo provoca uma cisão, ruptura interna. Como se fossem dois. Um aspecto se desenvolve de maneira a compensar esse trauma progride de maneira rápida enquanto o outro permanece atrofiada e regride. Ocorre essa divisão em dois para suportar o trauma.


A pessoa sobrevive, mas não plenamente. Geralmente são pessoas que suportam tudo, fazem o que esperam delas, são reconhecidas como fortes, mas há um aspecto que ficou presa lá no trauma e que as impedem de viver plenamente, há uma insatisfação com a vida e ao mesmo tempo querem fugir de qualquer maneira desse local interno que paralisou no momento do trauma.


Como a Psicoterapia do auxiliar a superar o trauma?


A Psicoterapia é tratamento recomendado para o tratamento do trauma, os maiores especialistas de trauma salientam que será necessário um período importante de tratamento, dependerá de diversos fatores, mas sabemos que é o único caminho para ter saúde mental e condições de lidar com os desafios e os sabores da vida.

Por mais tentador que possa parecer, para tratar o trauma não existe nada milagroso ou que alguém possa fazer pela pessoa, pois requer dedicação no processo de encarar as dores. Aliás se alguém vier com uma solução mágica, desconfie.


Kalsched aponta ainda que as técnicas expressivas ou Arteterapia acessam esses conteúdos traumáticos com maior facilidade, é um excelente recurso associado a Psicoterapia verbal. O próprio Jung em 1916 já falou do seu trabalho com pacientes através das técnicas expressivas. Mais recentemente, as pesquisas da neurociência nas últimas décadas comprovam a eficácia das técnicas expressivas para tratamento de traumas.


Seja na infância, na adolescência ou na adultez é possível tratar dessa divisão interna que ocorre com o trauma, é um processo longo, desagradável, mas que proporcionará uma vida mais leve e plena quando conseguir integrar esses dois aspectos.



Fontes:

Donald Kalsched: O mundo interior do trauma: defesas arquetípicas do espírito pessoal. Editora Paulus: São Paulo, 2022.

Daniela F. Sieff. Compreensão e cura do trauma emocional: Conversações com clínicos e pesquisadores pioneiros. Editora Paulus: São Paulo, 2019.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page