top of page

Terapia para mulheres

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • 16 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de fev.

Confesso que escrever esse título gera um desconforto porque sou psicóloga para pessoas! De todas as idades e seja qual for o gênero.  Mas então porque esse título?


Nesses meus 15 anos de prática de Psicoterapia a maior parte foi com mulheres, de diferentes idades. Um dia desses uma pessoa me indagou “se existe uma diferença no atendimento de mulheres?”. Achei interessante escrever sobre esse tema, Terapia para Mulheres. Para responder esse questionamento vou utilizar dos estudos das Psicologias que fiz e faço, do fato de ser mulher e psicóloga.


As Psicologias entendem que existe um atravessamento sociocultural muito forte na criação de meninas, nas famílias, nas escolas, na meio social em geral. Hoje todos falamos mais sobre o assunto, mas levaremos muitas gerações para promover uma mudança sociocultural.


Então, isso vai se refletir na vida individual de cada mulher de uma maneira diferente e precisará ser visto na terapia de que maneira essas influências do contexto sociocultural está configurada e  gera sofrimento, dificuldades para a pessoa.


Seja na postura diante dos relacionamentos com a família, com amigos, no trabalho e principalmente na relação conjugal. Isso tudo acontece de forma inconsciente, sem que a pessoa perceba. Muitas vezes essas limitações estão atreladas ao que chamamos de questão de atravessamento de gênero nas relações.


Vai muito além da carga mental nos cuidados dos filhos, casa, trabalho. Diz sobre a postura de vida nas relações humanas. Está na dificuldade de avaliar as situações para dizer: Não obrigada! Sinto muito, mas hoje não poderei te ajudar.


Esse atravessamento existe um peso maior em relações heterossexuais, porém não é exclusivo para essa configuração de relacionamento. Nas relações de intimidade em que a mulher não sente livre e segura, para dizer o que quer e como quer viver a sexualidade para a parceria. Muitas vezes não se conhece o suficiente para poder falar, já em outras não se permite expressar. Isso pode acontecer por diferentes motivos, mas é inegável que há a influência também das informações recebidas do contexto sociocultural ligadas ao papel, valor e o desvalor da mulher. O que pode e o que não pode uma mulher viver, sentir, fazer.


Contudo, existe um fato triste que é presente no mundo e sobretudo no Brasil. Muitas meninas e mulheres sofreram ou sofrem violência sexual, doméstica, psicológica precisam cuidar desses traumas para se reconstruir. Independentemente da idade que viveu a violência ou a idade que tenham, a Terapia com Psicólogo(a) é fundamental para restruturação psíquica e viabilizar a promoção da saúde mental.


Essas são algumas questões que estarão no radar do profissional. Porém, cada pessoa é única, portanto, é necessário olhar para a história da pessoa e ver se há marcas desses contextos. Cada abordagem da Psicologia terá seu método para trabalhar essas questões, que limitam a vida e causam sofrimentos.


*imagem criada por IA

Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
bottom of page