top of page

Sex Education, a série que aborda temas para adolescentes e para adultos.

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • 28 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de fev.

Como psicóloga e terapeuta sexual acho oportuno comentar a série Sex Education da Netflix, que é divertida, educativa e aborda temas sensíveis com delicadeza. Apesar do contexto ser estudantil, os adultos poderão tirar algumas lições e reflexões para a vida também.  


Mas porque assistir Sex Education?


Trata a sexualidade com naturalidade e humor. Aborda os desafios, incertezas, inseguranças. Coloca as questões de relacionamento dos adolescentes, mas também mostra as dificuldades que os adultos vivem tanto nas relações (conjugais, parentais, profissionais) quando na vivência da sexualidade.


Claro que é necessário relativizar alguns pontos, como em toda obra de ficção existe “uma licença poética”. Nesse caso está no fato de adolescentes serem terapeutas sexuais, o que não é viável de forma alguma, mas para contar uma estória é válido. Aliás você sabia que é a OMS aponta que antes dos 16 anos o ser humano não está apto a ter relações sexuais? Isso é consenso entre especialista, pois o cérebro ainda não desenvolveu áreas referentes a análise e tomada decisões. Não há maturação cerebral e emocional para saber dizer não ou sim, distinguir o que é o verdadeiro consentimento, para exigir o uso de preservativos, para avaliar como é a relação com a parceria, se essa é uma relação abusiva ou saudável e ainda para usar métodos anticonceptivos adequados e eficazes. 


Voltando ao enredo, ele traz reflexões sobre a falta ou insuficiência de informações e preparo para a vida sexual, tanto com cuidados imprescindíveis para ter relações sexuais, quanto o conhecimento dos corpos humanos e o autoconhecimento para ter prazer sozinho e depois com parceria. Porém, acho que perderam uma excelente oportunidade de explorar mais as cenas onde poderiam trazer melhor o uso de preservativos, dental dam, luvas e lubrificantes.

Destaco aqui, que mesmo para a pessoa que é criada dentro de valores religiosos, onde é indicada a vida sexual somente no casamento, as informações serão importantes da mesma maneira. Assim como a religião é um aspecto importante da vida humana, a sexualidade também o é. Contudo, não se trata de estimular a iniciação da vida sexual, mais sim construir recursos, questionamentos, conhecimentos para a vida, pois todos nós sempre teremos questões sobre o assunto.


Outros importantes temas são abordados. Há personagens que retratam a dor de nascer em um corpo com o qual não se identificam e podemos ver ali alguns dos atravessamentos culturais, sociais, religiosos que dificultam esse processo e causam sofrimento psíquico e do risco de suicídio muito maior para as pessoas. São cenas muito tocantes que trazem uma importante reflexão para as pessoas que nunca sentiram ou acompanharam essa dor.


A quarta e última temperada é extremamente emocionante e linda. O amadurecimento dos personagens, as tomadas de decisões, as novas possibilidades na vida que surgem no momento em que cada personagem se permite ser quem é, e, buscar o que querem. Último episódio é necessário uma caixa de lenços, pois as imagens e as falas tocam a alma. Não é triste, pelo contrário...  Uma série que foi além da diversão e nos ensina sobre a vida humana e trata com muita delicadeza as pessoas LGBTQIAPN+

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page