O que é Psicologia? Qual o papel do Psicólogo(a)? O que é Psicoterapia?
- rafaellabourscheid
- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de fev.
A Psicologia é uma ciência humana relativamente nova que partiu dos conhecimentos mais da Filosofia, das Mitologias e da Medicina para se desenvolver. A Psicanálise através inicialmente de Freud, foi responsável para que na sequência novas abordagens de compreensão e métodos de tratamento psicológicos pudessem se desenvolver. Nesse caminho que nos antecedeu tivemos diversas abordagens teóricas que contribuíram para a Psicologia, mesmo antes de Freud.
Um desses responsáveis para o desenvolviemnto da Psicologia foi Carl Jung. Ele foi um importante pesquisador e contribuí imensamente para as bases da Psicologia Moderna e até hoje seus estudos suas pesquisas são relevantes. Já nesse século, a neurociência vem comprovando novamente seus conceitos, constatações e método de tratamento. A Psicologia Analítica Junguiana contínua sendo estudada, pesquisada com relevância internacional e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Atualmente alguns conceitos foram revistos, atualizado porque o aprendizado é contínuo.
Qual o papel do psicólogo?
O papel do Psicólogo Clínico na Psicoterapia é auxiliar o paciente a rever sua vida. Como se fosse um espelho, mas um espelho que exerce a mediação entre o que o paciente conhece de si mesmo, acha que é ou age, e, aquilo que desconhece ou ignora em si. Nesse caminho de descoberta de si mesmo, a Psicoterapia é o espaço de tratar os traumas, as dores, as feridas de reavaliar a vida. O papel do psicólogo é escutar, perguntar, ampliar para possibilitar esse olhar para si mesmo, através de técnica, método e ética.
Qual profissional procurar para fazer Psicoterapia (Terapia)?

Psicólogos ou médicos (desde que tenham especialização em Psicoterapia) são os profissionais aptos a realizar a Psicoterapia no Brasil. Portanto, o recibo ou nota fiscal desses profissionais podem ser deduzidos no Imposto de Renda.
A Psicologia Moderna tem diversas abordagens de compreensão de ser humano e métodos de trabalho. Certifique-se que o profissional que você for iniciar a Psicoterapia seja um profissional ativo no Conselho Regional de Psicologia, e, no caso de um médico, que este tenha a habilitação para Psicoterapia, isto é, um percurso de formação em Psicoterapia (existem diversas abordagens teóricas: Psicologia Analítica Junguiana, Psicanálise (estes também denominados de analistas), Terapia Sistêmica, Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Humanista, Psicologia Social...)
Independente da abordagem teórica o trabalho do psicólogo clínico/psicoterapeuta é muito delicado, complexo que exige além de muitos anos de estudos contínuos, psicoterapia pessoal e supervisão de casos. Por isso se for investir em você, cuidar de você verifique se o mesmo é um profissional qualificado para isso.
Kommentare