top of page

Mulheres no climatério e menopausa.

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • 29 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de fev.

Nunca se falou tanto em menopausa como atualmente. As redes sociais ajudaram a dar voz e distribuir informações sobre um processo natural no corpo das mulheres. Hoje temos novos conhecimentos e recursos que as gerações anteriores não tiveram que pode proporcionar mais qualidade de vida em todos aspectos.


Sabemos que nesse período pode ocorrer depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldade para dormir...  Informe-se sobre o tema para ficar atenta as mudanças e buscar ajuda de profissionais se necessário. Busque um(a) ginecologista que saiba conduzir esse momento de transição, pois será fundamental.


Importante dizer que cada mulher sentirá os efeitos da parada de produção de hormônios no corpo de forma diferente, mas todas sentirão os efeitos. Atualmente existe a reposição hormonal com hormônios bioidênticos (para quem não tem contraindicação), além da opção por fitoterápicos para ajudar a diminuir os sintomas.


Sabe-se também que o estilo de vida está relacionado a qualidade de vida, principalmente a partir do climatério, que pode chegar já aos 40 anos. Entre eles a atividade física regulares 3 vezes por semana, pode ser: yoga, caminhadas, musculação, pilates ou um esporte que você tenha prazer em praticar. Alimentação saudável, diminuição de açúcar, bebidas alcoólicas... Mas exite uma modificação que muitas vezes acontece que gera muito sofrimento que não falei aqui ainda.


Uma das mudanças mais relatadas do climatério à pós menopausa, a diminuição da libido sexual.  No campo biológico, isso acontece devido a esses hormônios estarem relacionados diretamente com as etapas da resposta sexual. Por isso, mesmo mulheres que viviam uma vida sexual prazerosa poderão sentir uma diferença. No entanto, além dos hormônios temos outro importante componente que são as questões psicológicas envolvidas. Essa combinação torna cada mulher única.


Grande parte das mulheres chegam ao climatério com algum tipo de insatisfação sexual. Então essa parte da vida passa a incomodar mais e muitas delas reconhece que esse é o momento de pedir ajuda de terapia sexual e psicológica. Claro que isso pode ser muitas vezes um processo doloroso e até depressivo, por isso é importante procurar ajuda profissional de um Psicólogo(a) especialista em Terapia Sexual.



Agora imagina passar por uma transformação hormonal e ao mesmo tempo viver a crise psicológica da meia idade! É uma revolução na vida ou como diz James Hollis “é uma poderosa imposição de renovação”.


As questões psicológicas podem se agrava ao acompanhar de separação de relacionamento conjugal, novas etapas da vida como os filhos, além de preocupações com pais que podem necessitar de auxílio com cuidados de saúde. Assim como lutos, perdas e mudanças físicas.


Dito isso, vejo essa etapa da vida como um chamado para reavaliar a vida em todos os aspectos, é mais uma chance para aprender a se escutar, a olhar profundamente e se conectar com quem se é, não com o que esperam de você. É uma chance de reprogramar a rota.


Se o climatério é a metade da vida, como você quer viver a próxima metade? A Psicoterapia será de grande valia nesse momento da vida.


Rafaella Bourscheid

Psicóloga (CRP07/17974), terapeuta sexual, arteterapeuta, analista junguiana em formação.

 

*Psicoterapia, Terapia, Análise são sinônimos.

**Terapia sexual, é especialidade para graduados em Psicologia e Medicina.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page