Quais são os sintomas e qual o tratamento da síndrome de Burnout
- rafaellabourscheid
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
A síndrome de Burnout ou também chamada de “síndrome do esgotamento profissional” é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho. É o acúmulo excessivo de estresse e tensão emocional que afeta a saúde mental e física. Observa-se o sofrimento do Burnout em todos os campos da vida: emocional, relacional, social e sexual.
Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?

Cansaço mental e físico excessivo;
Dores musculares ou osteomusculares;
Distúrbios respiratórios;
Imunodeficiência;
Transtornos cardiovasculares;
Disfunção sexual;
Alterações menstruais;
Pensamentos suicidas;
Insônia;
Dificuldade de concentração;
Perda de apetite;
Irritabilidade e agressividade;
Lapsos de memória;
Baixa autoestima;
Desânimo e apatia;
Dores de cabeça e no corpo;
Isolamento social;
Pressão alta;
Tristeza excessiva.
Como tratar:
O tratamento é de saúde mental, portanto os profissionais que devem ser consultados são o(a) psicólogo(a) e o(a) psiquiatra. O tratamento é feito através da psicoterapia e pode ser utilizada medicação conforme avaliação. Lembrando que a medicação deve ser acompanhada de psicoterapia (atendimento psicológico semanal com psicólogo) e não usada isoladamente.
Aspectos importantes que serão abordados na psicoterapia são o contexto do trabalho, mas também os aspectos psíquicos que geraram esse sintoma Burnout. A maneira como a pessoa se relaciona com das cobrança das pessoas em geral e do trabalho, o que ela exige de si mesma, como foi constituído o autocuidado ao longo da vida, como são suas relações...
É necessário aprofundar nas questões íntimas e a partir dessas particularidades a psicoterapia vai proporcionar a construção de ferramentas psíquicas para que a pessoa possa lidar com as dificuldades da vida e do trabalho de outra maneira, e assim, restaurar a saúde mental.
Importante também nesse processo mudar alguns hábitos de vida como fazer exercícios, ter um espaço para lazer, uma alimentação saudável. Porém para quem está sofrendo com Burnout isso parece impossível de ser feito, gera mais estresse pensar nisso e geralmente surge pensamentos do tipo: “estou exausto e tenho que fazer isso tudo para melhorar, não consigo”. Esse é somente um exemplo prático de como a exaustão pode dificultar a vida e a saúde globalmente.
Para isso que isso seja viabilizado é necessário construir uma ponte, a psicoterapia auxilia nessa construção através do olhar para si, para os conteúdos do inconsciente. Esse processo é fundamental para o restabelecimento da saúde mental e de transformação pessoal parater novas posturas na vida e assim capacitar para novas escolhas diante dos desafios da vida.
*Terapia, psicoterapia, análise e atendimento psicológico são sinônimos. Todas estas são práticas exclusivas de psicólogos e médicos no tratamento de saúde mental, portanto deduzíveis no Imposto de Renda.
Comments